Como monitorar portas e arquivos? (era: MALWARE "Virus" no Ubuntu)

On Fri, Nov 14, 2014 at 07:15:12PM -0200, Thiago Zoroastro wrote:
> Como poderia eu monitorar essas portas?

Dê uma olhada no netstat.

> $ top
> $ ps aux
>
> Quais processos não deveriam estar ali?

Isso é o administrador que vai ter que saber/escolher, afinal é ele que
define a política de instalação de softwares e de segurança da máquina.

> Que outras formas de monitorar vulnerabilidades do sistema podem ser feitas?

Você pode monitorar também os arquivos abertos com o lsof e testar suas
configurações com o nmap.

Abraços,