Como remover o Akamaihd

Boa tarde amigos listeiros.

      De uns tempos para cá percebi que minha máquina, rodando o bom e velho sistema do pinguim, está me dando trabalho com este adware, malware, malditoware, seja lá como costumam chamá-lo.

      A navegação está lenta, a tela é invadida por popups e ao acessar sites como o facebook, por exemplo, a tela de login é substituída por uma bem diferente da original do site.

      Pesquisando na internet, achei muita coisa para windows (inclusive recomendações para substituí-lo por Linux), mas nada que atendesse ao nosso sistema. Encontrei também informações para a remoção desta praga de máquinas rodando mac os, mas nada para o pinguim.

      Alguém faz alguma ideia de como me livrar desta tranqueira?

Obrigado a todos.

--
Atenciosamente,

Nelson P. Ramos