[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: [OFF-TOPIC] Idéia , Revert Changes



Em grandes parques você provavelmente deve homologar o sistema utilizado na empresa e sendo assim, você deve utilizar um sistema padronizado com uma instalação automática. Tudo isso é possível utilizando scripts. Neste caso é certo que você teria alguns hosts de teste para validar toda e qualquer atualização antes de aplicar ela nos dispositivos de produção. então se na homologação houver algum tipo de problema, você simplesmente não aplica isso na produção.

2014-10-02 18:29 GMT+00:00 Rodolfo <rof20004@gmail.com>:
Blz Roberto, obrigado pela opnião, mas meu cenário sería no caso em grandes atualizações, por exemplo, dificilmente eu sabería o que causou o problema, mesmo o dpkg -C me informando que não existem pacotes quebrados.

Em 2 de outubro de 2014 14:24, Paulo Roberto <shellclear@gmail.com> escreveu:
O debian mantém  em '/var/cache/apt/archives' os pacotes que estão instalados ou que em algum momento foram instalados e posteriormente atualizados. Caso você encontre algum problema com uma determinada versão de um pacote você pode simplesmente fazer o downgrade dele com o dpkg ou apt, por exemplo:

apt-get install pkg=version ou sudo aptitude install pkg=version

Existem outras formas de fazer a mesma coisa, em minha opnião fazer o downgrade do pacote com os comandos acima é mais simples.




2014-10-02 18:15 GMT+00:00 Rodolfo <rof20004@gmail.com>:
Bom dia lista,

hoje tive uma idéia. Na maioria das vezes, quando precisei atualizar o sistema e de alguma forma algo saiu errado, compromentendo o sistema todo, precisei recuperar o backup do mesmo, utilizando as ferramentas dpkg --get-selections e --set-selections, porém, pensei que o debian devería ter uma lista(cache) dos pacotes instalados separados por instalação, tipo um restore point do windows, exemplo: Hoje atualizei o gnome, após a instalação dos pacotes ele gera um número de revisão, tipo aqueles usados em SVNs, github e etc... e ná próxima instalação/atualização de pacotes ele gera outra revisão, porém essa nova instalação fez com que o servidor X não inicialize mais, e nesse caso existiría um comando que faría um REVERT a revisão anterior dos pacotes.... não sei se fui claro, o que acham ? É só uma idéia, que no meu caso me daría mais agilidade em restaurações de backup, claro, pois sou limitado no conhecimento em restauração de sistemas debian, especificamente nos pacotes, deve até existir pacotes ou ferramentas que fazem isso e eu não saiba. Bom, abraços, Ahhh, ia me esquecendo, essas idéias eu mando pro e-mail de quem no time do Debian ? o Time de DPKG(empacotamento) certo ? 


Rodolfo;




Reply to: