boot debian testing

Pessoal,

Estou com um probleminha simples e queria ajuda. Desde a instalação do Kernel Linux 3.14-2-amd64 que durante boot não vejo mais a janela de login. A tela fica escura. No entanto, a barra superior aparece (com data e os ícones de rede, configuração de rede, som, bateria e de configurações do sistema). Aliás, desde a versão 3.14-1 que as coisas estão mais complicadas: (1) desktop background não carrega; (2) não consigo desligar o computador pelo ícone; só pelo terminal.

Hoje instalei a versão 3.16-2 (synaptic) e o problema continua. Só consigo carregar o desktop com a versão 3.13-1 que compilei há muito tempo (e tenho que desligar o computador sempre pelo terminal). Isso não me incomoda muito, mas seria legal ver tudo funcionando normalmente. É um problema do X? Está faltando algo para a placa de vídeo?

Abraços,
Rogério

~$ lspci
VGA compatible controller: Intel Corporation 3rd Gen Core processor Graphics Controller (rev 09)

~$ uname -a
Linux debian 3.13.1 #1 SMP Tue Feb 4 12:22:48 BRT 2014 x86_64 GNU/Linux

~$ cat /proc/version
Linux version 3.13.1 (root@debian) (gcc version 4.8.2 (Debian 4.8.2-14) ) #1 SMP Tue Feb 4 12:22:48 BRT 2014