Re: FSF e Debian

Essa discussão me lembrou um pouco essa entrevista macabra com o Stallman:

https://www.youtube.com/watch?v=uFMMXRoSxnA

--
Rodrigo Bezerra Brasil
Belém, PA, BR

"Respeito é pra quem tem."

OpenPGP hex keyID: 0xB05DAFA91AA38CA7

A falta de instrumentalização do cidadão sobre o governo é evidente. Por isso que inovações são bem vindas.

Mas reforma midiática que é importante para possibilitar formas de promover conteúdos midiáticos pelas pessoas. A nossa falta de educação passa por falta de articulação da comunicação. A adoração das pessoas às marcas de software proprietário e sua consequente dependência tecnológica vem de um confinamento das mídias aos padrões proprietários advindos dos Estados Unidos da América.

GNU se nega Unix mas é Unix-like. Na verdade o patrono FSF surgiu para garantir a subsistência do software livre, e não do software não-livre. Mas ninguém está dizendo que tem de se juntar a eles, porque existem diversas iniciativas que surgiram em torno do representativo Unix. A peculiaridade do GNU é que ele nasceu para ser completamente livre nos padrões de seus proprietários.

Os outros, que não são softwares livres nos ditames coerentes da FSF e que gostam tanto do que fazem quanto todos os outros com Unix-like são esses aí que você citou. Eles também usam "software livre", mas de acordo com suas próprias concepções também. Outro caso diferente foi o Ubuntu, que simplesmente contrariou completamente o sentido inicial do que o GNU havia sido iniciado, mas o Trisquel ser Ubuntu-based demonstra que isto pode ser amigável e sem enormes richas.

Ao mesmo tempo que uns que julgam os outros por se resistirem a instalar o ambiente gráfico Unity para os outros, na verdade, subestimam o poder, competência e autenticidade das outras distribuições que merecem referências e promoção até aos usuários domésticos de computador. Inumeráveis deles, pode crer.

É tudo Unix. A HP já tem um bom suporte para Unix com impressoras. Olha o que encontrei aqui no gNewSense:
$ sudo apt-get install hplip
hplip       hplip-cups  hplip-data  hplip-dbg   hplip-doc   hplip-gui

Thiago Zoroastro
 http://blogoosfero.cc/profile/thiagozoroastro