Re: Backup da base do Sistema Operacional

Olá.

O comando dd(1) copia a partição inteira, e não apenas os arquivos que
estão nela.
Use dd para copiar a MBR
# dd if=/dev/sda of=/home/bkp/mbr.img bs=512 count=1

Para os arquivos é melhor usar o comando tar(1).

Facilita se os dados que você não quer guardar estão em uma partição
independente. É possível montar / /boot ... em um segundo diretório e
então usar tar(1) para criar o backup.
# mount -o ro /dev/sda5 /mnt/
# mount -o ro /dev/sda3 /mnt/boot/
# mount -o ro /dev/sda6 /mnt/var/
# mount -o ro /dev/sda7 /mnt/usr/
# cd /mnt
# tar -zvcf /home/bkp/so-bkp.tar.gz .

Caso não tenha /home (e outros) em partições separadas é possível
filtrar a saída do comando ls(1) com grep(1), eliminando os diretórios
que você não deseja.
# cd /
# tar -zvcf /home/bkp/so-bkp.tar.gz $( ls -A | grep -iE
'(dev|proc|run|sys|tmp|mnt|media|home)' )

Caso ficar maior que um DVD você pode usar split(1) para dividir o
arquivo em várias partes para gravar separadamente.
# cd /home/bkp
# split so.tar.gz -b 4650MB