Re: desinstalar ubuntu - instalar debian

On 07/05/2014 11:14 AM, Alessandra C wrote:
> Pessoal,

Olá, Alessandra!

Bom dia!

Como você está? Espero que esteja bem.

> Tenho um laptop velhinho que tinha windows e tentei instalar o ubuntu
> 14.04 nele com uma imagem que baixei da internet. Mil problemas,
> instalação incompleta, tudo muito pesado...

Certo...

> Enfim, não gostei e agora quero desinstalar o Ubuntu e instalar o
> Debian.

Espero que goste do meu sistema operacional predileto, isto é,
o Debian GNU Linux.

> Daí baixei uma imagem do Debian (debian-7.5.0-i386-netinst), fiz um pendrive
> bootável, mudei a ordem de prioridade lá  no menu de boot (F2) só que
> ele entra direto no ubuntu...
>
> o que devo fazer pra que ele instale o debian?? preciso de um passo a
> passo, sou leiga!!

Alessandra, farei um passo a passo para ti:

1 - Vamos efetuar o download da imagem/arquivo ISO do Debian GNU Linux
versão 7 codinome Wheezy. Você deverá optar pelo 1º CD de instalação ou
pelo 1º DVD. Caso sua conexão com a Internet seja de, no mínimo, 1 Mb/s,
recomendo-lhe efetuar o download do DVD ao invés do CD. Segue abaixo
as respectivas imagens em formato ISO:

DVD nº 1 - arquitetura 32 bits (i386):
http://cdimage.debian.org/debian-cd/7.5.0/i386/iso-dvd/debian-7.5.0-i386-DVD-1.iso

CD nº 1- arquitetura 32 bits (i386):
http://cdimage.debian.org/debian-cd/7.5.0/i386/iso-cd/debian-7.5.0-i386-CD-1.iso

2 - Logo após o download, você poderá utilizar o programa chamado
UNetbootin (http://unetbootin.sourceforge.net) para preparar seu
pen drive (espero que ele tenha, no mínimo, 8 GB caso você tenha
optado pelo DVD nº 1) com os arquivos de instalação do Debian.
Alessandra, segue abaixo um tutorial de como utilizar o UNetbootin:
 http://almalivre.wordpress.com/2010/02/04/usando-o-unetbootin-para-criar-um-pendrive-inicializavel/

3 - Depois que o pen drive já recebeu os arquivos para instalação
do Debian GNU Linux, reinicie seu notebook e acesse seu setup.
Tente pressionar somente uma das seguintes teclas para acessá-lo:
 Delete (ou DEL)
 F1
 F10
 Esc

4 - Você deverá procurar uma opção referente à sequência/ordem
de inicialização dos dispositivos durante a inicialização do
notebook. Quando encontrar, selecione o pen drive como sendo
o 1º dispositivo a inicializar e como 2º dispositivo o disco
rígido (HD). Pressione a tecla F10 para sair e salvar as alterções
do setup.

5 - Por fim, a instalação do Debian GNU Linux versão 7 codinome
Wheezy deverá iniciar com sucesso.

> aguardo o help de vcs.
>
> obrigada,
>
> alessandra

Espero ter ajudado.

No mais, desejo-lhe um excelente final de semana!

Atenciosamente,

--
 Éder Saraiva Grigório                                 .''`.
 E-mail 1: eder.grigorio@openmailbox.org              : :'  :