Re: Técnico de informática disse que Debian queimou placa-mãe?

Certo técnico em informática, inclusive com sua empresa já estabelecida, pegou o servidor do meu cliente e acredite, para resolver o problema - micro lento - formatou a máquina.
Cadê o backup? Pois é, o técnico não pensou nisso e o backup que o cliente tinha não podia usar porque a chave de criptografia ficou no servidor recem-formatado.
Depois disse que tinha vírus e o diabo no computador para explicar a formatação.
No caso em questão, acho que o Debian foi o bode expiatório porque ainda que ele trocasse a placa-mãe, os dados não são dele para formatar.
Se fosse o caso de suspeita de ser o Debian, ainda assim, os dados tinham de ser preservados salvo ordem contrária.
Tem um pessoal meio que sem noção, se o cliente dissesse que tem foto de mulher pelada, provavelmente teriam salvo os dados.