[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: Técnico de informática disse que Debian queimou placa de vídeo?



Levantar questões desse tipo é revelar o mundo e o que ele faz com as pessoas. Não adianta nada ter legislação a favor de tecnologias livres e abertas se nada faz para garantir suas implementações.
 
http://www.sempreupdate.com.br/2014/06/entrevista-com-manuela-davila-deputada.html
 
É preciso, contudo, não controlar (e por isso mesmo ir contra os controles colocados abrindo para intervenções), mas ter um domínio sobre quais tecnologias estão sendo preferencialmente aplicadas. Acredito que a Deputada Manuela está certíssima ao dizer que é uma questão de soberania nacional e não de economia, mas gostaria de dizer que também é uma questão de economia: se garantimos a difusão de distribuições brasileiras, haverá maior confiança nos desenvolvedores a lançarem seus projetos de sistema operacional.
 
O Poseidon, por exemplo, é uma excelente distro brasileira e está dormente desde 2011. E mantenho um em um notebook de um estudante de engenharia aqui em São João Del Rei, por ser uma distribuição brasileira. Que garantias eu terei que essa tecnologia livre será difundida para estudantes de engenharia se não há um mercado que possa oferecer-lhes software livre e os técnicos em informática (que não conhecem) tem essa "concepção tosca" de que Debian GNU/Linux é responsável por queimar a placa de vídeo de um computador?
 
Problematizar é a chave da questão. Eu quero garantir que as pessoas conheçam software livre, e para isso farei políticas para que isso seja oferecido pelos técnicos de informática, com políticas públicas que divulguem suas especificidades e também "facilidades competitivas com o Wndows". Vocês são livres para discordarem de mim e colocar contrapontos.
 
 
Thiago Zoroastro
 http://blogoosfero.cc/profile/thiagozoroastro




De: helio@loureiro.eng.br
Enviada: Terça-feira, 10 de Junho de 2014 21:25
Para: debian-user-portuguese@lists.debian.org
Assunto: Técnico de informática disse que Debian queimou placa de vídeo?

Você vai punir toda uma classe de trabalhadores por causa de um mau profissional?

Informática é uma das áreas mais sociais existentes, pois permite que qualquer pessoas possa atuar.  O que não significa que todos seja bem capacitados.
Com a regulamentação, isso acabaria.  Viraria um "clube do bolinha", pra poucos.

Não seria melhor seu amigo ter procurado por profissionais disponíveis com conhecimento em Debian ao invés de gritar aos 4 quantos por uma medida de controle?

É pra isso que existe a lista de consultores Debian:  https://www.debian.org/consultants/

Com a regulamentação de profissionais de informática, o próximo passo seria a regulamentação de profissionais de software livre.  E aí?  Quem vai dizer quem pode atuar com software livre?

Abs,
Helio Loureiro
http://helio.loureiro.eng.br
http://br.linkedin.com/in/helioloureiro
http://twitter.com/helioloureiro
http://gplus.to/helioloureiro


Em 10 de junho de 2014 20:15, Thiago Zoroastro <thiago.zoroastro@bol.com.br> escreveu:
O computador quebrado está a 400 km de onde estou. E ele já foi formatado.
 
Não há como provar; mas relatar que isso acontece(sem u) quer dizer que precisa ser regulamentado.
 
Thiago Zoroastro
 http://blogoosfero.cc/profile/thiagozoroastro




De: luizgaertner@gmail.com
Enviada: Terça-feira, 10 de Junho de 2014 16:41
Para: rodrigo.root.rj@gmail.com
Assunto: Técnico de informática disse que Debian queimou placa de vídeo?

Não acho difícil provar... acho difícil alguém financiar os testes... é só colocar uma nova placa de vídeo do mesmo modelo e lote e realizar testes... se queimar, necessário um novo teste com a mesma placa, mesmo modelo, e lote diferente... se queimar também pode ser que seja algum erro de sistema, mas caso não, pode ser o lote... componentes paiosos e tals...
 
Termo técnico "paioso" = com pouca qualidade...
 
Abraço, 


Em 10 de junho de 2014 16:11, Rodrigo Cunha <rodrigo.root.rj@gmail.com> escreveu:
 
Não acho que seja tão absurdo, o difícil é provar.
Pede para ele os logs do sistema e posta ai /var/log/syslog


Em 9 de junho de 2014 15:01, Thiago Zoroastro <thiago.zoroastro@bol.com.br> escreveu:
Queimou foi a placa de vídeo e o 'técnico' acusou o dual boot com o Debian.
 
 
Thiago Zoroastro




De: zeponi@gmail.com
Enviada: Segunda-feira, 9 de Junho de 2014 14:35
Para: debian-user-portuguese@lists.debian.org
Assunto: Técnico de informática disse que Debian queimou placa-mãe?

Com as devidas correções de português:
 
Boa tarde,
 
Essa parte de "técnico de informática" no Brasil é complicado, pois não tem nada que regulamenta a profissão aqui, como há o CREA para eletrônica, CRC para contábil, CRM para medicina e por aí vai.
 
Então muita gente que sabe formatar computador, acha que é técnico de informática, justamente por não ter uma regulamentação de mínimo de conhecimento.
 
Agora com relação ao sistema operacional estragar hardware é possível, seja através de overclock ou ajuste mal feito do sistema operacional, como por exemplo o citado da questão do cooler, existe a possibilidade sim. Mas que normalmente acontece é com relação a diminuir a vida útil do mesmo, como já vi driver NIVIDIA do linux fazer a placa de vídeo rodar o tempo inteiro em performance alta, não conseguia deixar ela rodando em baixo clock, sendo assim a vida útil dela ia ser bem menor, pois ia desgastar mais o equipamento.
 
Normalmente em sistemas operacionais abertos, onde o usuário tem liberdade para ficar mexendo em tudo, inclusive no kernel, que é o caso do linux, um "how to" mal feito da internet ou mal-seguido, pode sim trazer sérios problemas para o hardware, infelizmente essa possibilidade é válida.
 
Agora o que estava no twitter que dividir o HD faz ele queimar, isso aí já forçou a barra, pois quantos windows com duas partições existem? até mesmo para normalmente deixamos o SO em uma partição e arquivos em outra, sem falar na quantidade de partições que um servidor windows ou linux tem, nunca vi nenhum review descente ou provas técnicas descente que isso possa acontecer.


Em 9 de junho de 2014 14:23, José Roberto <zeponi@gmail.com> escreveu:
Boa tarde,
 
Essa parte de "técnico de informática" no Brasil é complicado, pois não tem nada que regulamenta a profissão aqui, como há o CREA para eletrônica, CRC para contábil, CRM para medicina e por aí vai.
 
Então muita gente que sabe formatar computador, acha que é técnico de informática, justamente por não ter uma regulamentação de mínimo de conhecimento.
 
Agora com relação ao sistema operacional estragar hardware é possível, seja através de overclock ou ajuste mal feito do sistema operacional, como por exemplo o citado da questão do cooler, existe a possibilidade sim. Mas que normalmente acontece é com relação a diminuir a vida útil do mesmo, como já driver Nvidia do linux fazer a placa de vídeo rodar o tempo inteiro em performance alta, não conseguia deixar ela rodando em baixo clock, sendo assim a vida útil dela ia ser bem menor, pois ia desgastar mais o equipamento.
 
Normalmente em sistemas operacionais abertos, onde o usuário tem liberdade para ficar mexendo em tudo, inclusive no kernel, que é o caso do linux, um how-to mal feito da internet ou mal-seguido, pode sim trazer sérios problemas para o hardware, infelizmente essa possibilidade é válida.
 
Agora o que estava no twitter que dividir o HD faz ele queimar, isso aí já forcou a barra, pois quantos windows com duas partições existem? até mesmo pro normalmente deixamos o SO em uma e arquivos em outra, sem falar na quantidade de partições que um servidor windows ou linux tem, nunca vi nenhum review descende ou provas técnicas descente que isso possa acontecer.


Em 9 de junho de 2014 14:06, Emerson Monteiro <emont4@gmail.com>escreveu:

No caso me parece que era um computador antigo e desktop! Então muito improvável que seja o Debian. O Debian tem certos problema com suporte para cooler de notebook não desktop. Sem contar que máquinas antigas não em UEFI. Deve ter dado problema na placa mãe por falta ou pasta térmica antiga ou cooler travado!
 
Emerson M. Sobreiro


Em 9 de junho de 2014 13:50, henrique <jmhenrique@yahoo.com.br>escreveu:

Não é tão absurdo/impossivel o que o técnico disse.
 
 
 
Mas como ninguém deu detalhes suficientes, então fica meio impossível acreditar. 
 

De: Alexandre Cunha <alexandremartinscunha@yahoo.com.br>
Para: Thiago Zoroastro <thiago.zoroastro@bol.com.br>; "debian-user-portuguese@lists.debian.org" <debian-user-portuguese@lists.debian.org>; "psl-brasil@listas.softwarelivre.org" <psl-brasil@listas.softwarelivre.org>; "psl-mg@listas.softwarelivre.org" <psl-mg@listas.softwarelivre.org>
Enviadas: Segunda-feira, 9 de Junho de 2014 13:34
Assunto: Re: Técnico de informática disse que Debian queimou placa-mãe?

Boa tarde.


Quem disse isso?


Qual a formação acadêmica para julgar-se técnico?
 
Abraços


Em Segunda-feira, 9 de Junho de 2014 13:26, Thiago Zoroastro <thiago.zoroastro@bol.com.br> escreveu:


 
Que evidências deve-se ter para concluir que o dual-boot/Debian foi o responsável por um computador não ligar mais? Então quer dizer que devemos concluir que, quando um computador queimar e tiver só o Windows, o responsável é o Windows?
 
 Podemos debater um Marco Regulatório (implementação e defesa) de Sistemas Operacionais Livres no Participa.br?
 
Thiago Zoroastro






 
--
==================================================
Emerson Monteiro Sobreiro
Rua Jorge Valim, 822 - Apartamento 44
Vila Ester | 02536-000 | São Paulo | SP
(0XX11) 2208-8141 | (0XX11) 8275-0833
==================================================
 
-- To UNSUBSCRIBE, email to debian-user-portuguese-REQUEST@lists.debian.org with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact listmaster@lists.debian.org Archive: [🔎] 5395f68b41abc_ca2c68303860243@a4-winter12.mail" target="_blank">https://lists.debian.org/[🔎] 5395f68b41abc_ca2c68303860243@a4-winter12.mail



--
Atenciosamente,
Rodrigo Silva Cunha - RJ - São Gonçalo
Cel: +55 (0xx21) 7519-7375
e-mail : rodrigo.root.rj@gmail.com

"Servo do Reino de Deus.
 Servo, do Rei e Líder  Jesus Cristo de Nazaré."
 
 

Reply to: