[OFF-TOPIC] Migrar do gmail

Olá.

Estou saindo do gmail e gostaria de sugestões sobre softwares livres que possam ser utilizados no lugar.

Até o momento tenho uma VPS rodando postfix (MTA) e dovecot (IMAP). Como MUA utilizo evolution no notebook pessoal e a ultima versão estável do roundcube como webmail (sendo webmail o mais importante), porém esbarrei em três grandes problemas: a visualização de e-mails por tópicos; a possibilidade de definir filtros de e-mail que serão aplicados independentemente de qual MUA estiver sendo utilizado; ignorar mensagens. A visualização por tópicos está presente no roundcube e no evolution, embora nao seja o padrão e nem tão boa quanto a do gmail. O evolution possibilita ignorar e-mails, mas o roundcube não. Para filtrar os e-mails, parece-me que o mais indicado é usar o pigeonhole com sieve no dovecot, mas não tenho obtido sucesso em configura-los.

Por último, gostaria de poder "por a mão na massa" até quando der, mas uma software mais "bem acabado" também é uma opção.

--
Att,

Tobias