Mate 1.8 no Debian

Saudações.

Faz um tempo perguntei sobre o Desktop Mate no Debian (e sobre o
MariaDB também). Foram-me indicados e-mail na lista em inglês com
negativas quanto ao Mate e com trabalhos no MariaDB. Justamente um dos
problema com o Mate Desktop era o defasado Bonobo.

Hoje qual não foi minha surpresa ao receber, na lista em inglês, a
mensagem do Mate 1.8 presente no Debian! Conforme acompanhei, Bonobo
foi retirado e é prometido GTK3 para a versão 1.10. Maria está quase lá.

Eu tinha certeza de que haveria um espaço para o Mate no Debian.
Provavelmente será para a versão 8 (Jessie), não é? Hoje, por esta
certeza ter se confirmado, ouso arriscar a dizer se, quem sabe num
futuro próximo, o Desktop Mate não se torne o "default" da instalação do
Debian (se não houver alguma espécie de múltipla escolha).

http://us.generation-nt.com/mate-1-8-has-now-fully-arrived-debian-help-215439942.html