http://br.linkedin.com/in/helioloureiro
http://twitter.com/helioloureiro
http://gplus.to/helioloureiro

Em 19 de maio de 2014 14:56, André Nunes Batista <andrenbatista@gmail.com> escreveu:
On Mon, 2014-05-19 at 09:38 -0300, Linux - Junior Polegato wrote:

> Olá!
>
>          Liguei lá, vários e-mails, eu disse que iria entrar com
> processo no Procon ou acionar o jurídico da empresa por se caracterizar
> compra casada, então depois de 2 meses mais ou menos reembolsaram a
> empresa pelo Windows que veio instalado, mediante NF de devolução dos
> softwares.
>
>          Mas veja que recebi a máquina e já formatei por completo e
> instalei Debian, nem iniciei o Windows, pois se não me engano, se
> iniciar o Windows e aceitar o termo de uso, primeira tela, já não é mais
> possível fazer a devolução.

Olás!

Recentemente comprei um notebook que a Dell fornece em outros países com
o Ubuntu pré-instalado, porém aqui no Brasil a única via que eles
oferecem para quem quer usar software livre é a compra com o sistema de
propriedade da M$ pré-instalado e posterior solicitação de devolução do
valor da licença, caso o sistema de fato não venha a ser utilizado.

Após algumas trocas de telefonemas e emails, consegui o estorno dos
valores referentes à licença do janelas e do anti-virii. Ainda assim
acredito que isto é um problema, eis que este dinheiro fica à disposição
da empresa por alguns dias e eles não o devolvem com correção monetária
e juros, aproveitando-se da pequena monta para o indivíduo e da escala
para a empresa.

Tenho pensado o que fazer a respeito, principalmente porque esta prática
mantém os sistemas livres longe dos olhos do João da Silva e mantém a
ilusão de que o windows não tem concorrentes. Talvez a única forma de
corrigir isso seja por meio de uma ação coletiva na Justiça, mas para
isto precisaríamos de uma associação de fins relacionados. Talvez a
FSF-LA. Volto aqui se tiver novidades.

No mais, se alguém tiver problemas para ser ressarcido pela Dell ou
qualquer outra companhia, podem entrar em contato comigo por email, sou
advogado e posso mandar uma notificação extrajudicial caso isto se
mostre necessário.

Pagar licença pra M$ jamais, isso é um tiro no pé pra nós. Vote com seu
dinheiro.

--
André N. Batista
GNUPG/PGP KEY: 6722CF80