Re: Cedilha no Debian Jessie

Ola,
Esse e um problema recorrente.
não sei se a solução e a mesma. Já que ainda estou no passado...
E preciso mudar o método de entrada (input method), alguns programas
tem uma opção em um dos menus acionados pelo botão direito do mouse.
Um dos métodos que faz o '+c gerar o ç e o cedilla.
Em algum lugar (já que o gnome costuma esconder essas coisas de
configuração) deve existir uma opção para escolher esse método de
entrada.
Caso não ache, pode exportar as seguintes variáveis de ambiente
(coloque no .bashrc).
export GTK_IM_MODULE=cedilla
export GTK3_IM_MODULE=cedilla
o xim também pode funcionar.
Se tiver problemas similares com programas que usam o Qt, exporte também o
export QT_IM_MODULE=cedilla

Ou, talvez, tenha instalado um gerenciador de métodos de entrada,
normalmente usando em linguas asiáticas e outras onde 105 teclas não
são o suficiente para o alfabeto.

Pode testar exportando essas variáveis em um shell e chamando os
programas diretamente dessa shell. Teste por exemplo com o gedit.

--
Paulino Kenji Sato