Re: [OFFTOPIC] HD na vertical

Boa tarde.

Uma questão deveras importante, de onde vem esse mito de que o HD e
selado a vácuo?
Talvez os primeiros HDs lá por idos de 1950, mas descarto essa
possibilidade. Vácuo e um treco muito complicado de se criar e manter.
O ar desempenha um papel muito crítico na dinâmica do hard disk, e ele
que mantém as cabeças de leitura afastados do disco. E também o
responsável pelo auto recolhimento das cabeças de leitura para a
posição de descanso, local na borda do disco, quando ocorre o
desligamento repentino. Um montem de forças físicas estão atuando
nesses processos.
A área onde os discos e cabeças de leitura, tão pouco e lacrado
hermeticamente, são somente seladas, para impedir a entrada de
partículas, exceto por uma abertura, por onde o ar entra e passa por
um filtro. Em alguns HDs a um aviso para não obstruir essa abertura.

Quanto a posição de montagem, nos atuais, tanto faz. Mas, posições
verticais podem deixar o HD mais sensível a danos por choques
mecânicos (pancada, esbarrão no gabinete).
Lembro que nos HDs da década de 1990 no manual havia as posições
recomendadas de montagem, e em um deles havia somente uma posição que
não era recomendada, não lembro exatamente qual, era uma das posições
com o comprimento na vertical.

E não submeta a variações de forças G repentinas, o HD pode se alto
desliga, e travar o sistema. Ou então se destruir.