Permissões de acesso a arquivos "shadow" com e sem sudo

Amigos,

Estou estudando para o exame LPIC 102 e nos estudos descobri que as permissões de acesso aos arquivos "shadow" é, por padrão, 400.

Quando fui verificar em minha máquina, percebi que os referidos arquivos estavam com a permissão 640, sendo o grupo "shadow".

Eis a dúvida: Esta mudança de permissões se deve ao fato de o sudo estar instalado? (supús que talvez fosse o único utilitário que precisasse acessar as senhas "shadow")

Abraços