Re: modem claro - ZTE MF190

A maneira mais simples de fazer funcionar é abrir um terminal e rodar
o comando lsusb para ver o device ID e vendor ID do modem. Depois crie
o arquivo  /etc/udev/rules.d/51-modem-udev.rules e insira os dados
coletados. Pode copiar o conteudo do meu abaixo e só trocar os dados
coletados:

SUBSYSTEM=="block", ACTION=="add",
SYSFS{idVendor}=="0x0685", SYSFS{idProduct}=="0x7000",
OPTIONS="ignore_device"

SUBSYSTEM=="usb", SYSFS{idVendor}=="0x0685",
SYSFS{idProduct}=="0x7000",
RUN+="/sbin/modprobe usbserial vendor=0x0685 product=0x7000"

Reinicie o micro e espete o modem. A partir disso o network-manager já
vai ajudar a criar a conexão. Ou então faça como eu e use o wvdial
para isso.