Re: Re: Contribuir com o Debian e comigo mesmo como programador

Número de usuários de Debian/kFreeBSD em 2012: 5
Número de usuários de Debian/kFreeBSD em 2013: 6

Vou tentar manter minhas estatísticas de uso atualizada.  Mas vc tem de usar kFreeBSD todos os dias e pra todas as tarefas.  Senão, vira outro testador de hobby e a contagem cai pra 5.

Sobre pacotes, eu fiz sim uma oficina no último FISL.  Tem o be-a-bá e mais algumas referências.

http://eri.cx/58y

Pra passar a desenvolvedor Debian, não é algo do dia pra noite.  É preciso achar um "padrinho".  Pode ser uma pessoa que vc conheça, ou não.  Vc pode mandar o mail pra algum DD e perguntar se ele pode fazer o commit do pacote que vc corrigiu.  Em geral são bem receptivos a isso.

http://www.debian.org/devel/join/
http://www.debian.org/devel/join/newmaint

Pra pacotes, tem uma infinidade deles marcados como órfâos (sem mantenedor).  É só pegar um e começar a brincar.  O mais fácil é começar com pacotes de scripts (perl, python, etc), pois não precisa bater tanto a cabeça pra fazer funcionar.  Depois pode começar a tentar com os compilados.

http://www.debian.org/devel/wnpp/orphaned

Pra iniciar isso tudo, em geral o padrinho ajuda, mas o Debian tem um projeto de mentores pra ajudar também (e não sobrecarregar o padrinho).  Eu procurei lá no site, mas não achei o link correto, só uma referência, mas existe isso sim.

http://www.debian.org/News/1997/19971125.en.html

E... boa sorte.  Manter pacote é como criar um filho: vai precisar de amor, carinho e paciência, muita paciência.

Abs,
Helio Loureiro
http://helio.loureiro.eng.br
http://br.linkedin.com/in/helioloureiro