Contribuir com o Debian e comigo mesmo como programador

Olá pessoal tudo bem?
Bom, sou estudante de Ciência da Computação e usuário assíduo de Debian. Sou apaixonado pela filosofia do Debian e uso o GNU/Linux e o GNU/kFreeBSD atualmente no meu laptop (assisti ao Opencast do Ubuntero onde o Helio Loureiro estava presente e que ele disse que não conhecia ninguém que usasse GNU/kFreeBSD para uso diário a não ser para testes, pois é, sou esse louco).
Sou muito ruim em programação ainda, sou melhorzinho em Python e horrível em C, mas no meu curso estou aprendendo C e ta difícil abstrair dos exercicios o código que tenho que fazer, coisa que com Python já me dou melhor.
Sinto na necessidade de contribuir com o projeto Debian, principalmente com o Debian GNU/kFreeBSD que é um ótimo projeto que precisa de apoio (to vendo ele se extinguir pela falta de apoio) e queria portar pacotes para ele, porém a maioria desses softwares são em C que eu tenho dificuldade, queria saber se tem como aproveitar essa necessidade que sinto em ajudar a minha distro favorita para aprender C e me tornar um programador melhor e melhorar exponencialmente?
Se sim, é possível alguém, com tempo livre e paciência claro, fazer papel de professor orientador?
Queria ser empacotador também, mas ainda não me decidi quais pacotes manter, ou pacotes do Gnome, ou Cinnamon, ou jogos, ou pacotes mais hardcore como kernels ou shells. Sinceramente, preciso me sentir útil colaborando com uma coisa que eu realmente gosto, que é o Debian.
Estou criando um blog pra postar tutoriais de como tornar o GNU/kFreeBSD utilizável, porém falta suporte às minhas GPUs, isso é o fundamental nesse momento.
Obrigado pela ajuda.