Desinstalando extensões do GnomeShell

Caros,
tenho dois problemas aparentemente (porém não necessariamente) relacionados.

1- Instalei alguma extensão no Gnome shell que tem causado mal funcionamento na shell: ao acessar a shell no hot-spot, tudo funciona perfeitamente (busca, atalhos, os programas abrem, consigo trocar o desktop, etc.) exceto pelo fato de que a shell não sai da tela (impossibilitando de eu acessar de volta as janelas dos programas). Alguém tem notícia de um problema semelhante? Estou usando o Sid. Pretendo desinstalar todas as extensões e instalar uma a uma e testar pra achar a vilã... é aí que entro no segundo problema.

2- Tanto pelo site https://extensions.gnome.org quanto pela janela de opções consigo desativar as extensões, mas não consigo desinstalá-las (uma ou outra consigo, a grande maioria não). Clico no X para desinstalar e nada acontece. Isso é um problema conhecido? Há algum outro jeito de desinstalar extensões do Gnome Shell?

- - - ·
Atenciosamente,

Márcio Vinícius Pinheiro
http://pt.gravatar.com/marciovinicius