Re: Migração da wiki e domínio debianbrasil.org.br

Olá,

On Wed, July 31, 2013 21:10, Paulo Henrique Santana wrote:

> Pessoalmente acho que infelizmente não chegaremos a um consenso sobre
> o que deve ser a página principal debianbrasil.org.

Consenso requer algum tempo para que as opiniões se formem, para que
diferentes alternativas possam ser testadas, para que seja possível
experimentar e colher dados sobre os resultados.

> O grupo que discutiu esse assunto durante o FISL14 teve uma ideia
> para inovar usando o noosfero e o Felipe tem outro entendimento.

Continuo apoiando a ideia de usar o Noosfero.  O que eu acho é que nada
precisa ser substituído ou modificado para que o Noosfero comece a ser
usado.  A página do Debian Brasil no Noosfero ainda tem baixo uso,
durante algumas semanas diferentes partes não estavam funcionando e há
poucas pessoas envolvidas, ainda não formou massa crítica.

Tenho minha própria opinião sobre o por que disso, mas acho válido o
experimento para saber como conseguimos alavancar outras formas de
colaboração e divulgação.

Reforço a ideia de que como vários itens no Debian, primeiro cria-se um
teste e proposta para que possa-se validar a ideia e juntar massa crítica,
depois criam-seregras e mudam-se domínios oficiais.

> quero polarizar a discussão "grupos do FISL x Felipe" e acho que não
> existe "certo" ou "errado" nessa questão porque todas as opiniões são
> válidas.  Mas é fato que o Felipe tem a vantagem de ser o
> administrador dos recursos, então se ele não quiser mudar, nada será
> mudado :-)

Acredito que o primeiro passo é usar Noosfero e pra isso podemos até
criar o noosfero.debianbrasil.org, mesmo que seja só redirecionando,
mas sim, eu discordo de mudar o "www" para algo que ainda não está
funcional e adotado/consolidado.

E o argumento tem sido o mesmo desde o início, não há nada quebrado
no momento e sim, há coisas para melhorar, só que o contra-argumento
foi de que as pessoas no FISL decidiram, e como já mencionado,
decisões por comitê não são necessariamente as melhores, não costumam
ser a forma como se trabalha no Debian e raramente representam a
diversidade da comunidade e dos colaboradores.  O melhor é colocar
noosfero em prática e evoluir a partir daí.

> Sei que houve outras tentativas de mudar e elas morreram ao longo do
> caminho, seja porque as ideias não eram boas o suficiente ou porque as
> pessoas desistiram de tentar brigar para implementá-las.

Nos últimos anos eu não me lembro de ideias para mudar o "www", sempre
conversou-se sobre ter um CMS ou um blog, mas nunca houve uma ideia ou
experiência ou plano ou projeto e que eu me lembre nem mesmo um email
para as listas para dizer "que tal fazermos isso com o www"?

E as diferentes vezes em que o tópico foi levantado, sempre duas ou
três pessoas manifestaram interesse em "ficaram sem tempo".  Houve
inclusive a tentativa de usar Drupal por algumas semanas e por conta
da falta de uso, ele foi descontinuado.

> Fiz a migração de parte do conteúdo da wiki para o noosfero seguindo a
> orientação daquilo que discutimos no FISL14 e se o Felipe desejar, ele
> pode recriar o conteúdo na wiki. Eu não gostaria que isso acontecesse,
> mas se acontecer, eu sinceramente não me importo porque não vou
> "brigar" por isso.

É bem provável que eu resgate alguns conteúdos na wiki, pela simples
questão de que não há razão pra tirá-los de lá.  Não ganhamos nada
removendo itens do wiki, seja numa fase de transição ou não.  O
conteúdo do wiki não atrapalha ninguém, certamente precisa de ajustes
mas isso não significa forçar as pessoas a usar outra plataforma porque
um comitê no FISL assim decidiu.

Não acho que o Noosfero seja a melhor plataforma para operar como um
site web ou como um wiki.  Não tenho certeza de como funciona o
versionamento e revisão de páginas dele (por exemplo).

> Acho que a wiki tem vários problemas como versão antiga, bugs de
> login, interface "feia" que não conseguimos acertar pq depende de ter
> acesso aos arquivos de configuração.

A questão do login é pra estar resolvida.  Arrumar a interface não
depende de acesso físico ao wiki, basta ter um tema e isso pode ser
mudado com acesso via SVN/git, o que não seria difícil.

Finalmente, não entendo exatamente como a versão antiga impõe restrições
ou causa problemas para a colaboração e produção de conteúdo.  E, em
pouco tempo, a versão deixará de ser um problema, já que o wiki deve ir
pra um local novo e ser atualizado.

> Mas enfim, cada um tem direito de fazer aquilo que desejar dentro das
> suas possibilidades.
>
> Sobre o domínio, não tenho a pretensão de que ele seja o "domínio
> oficial da comunidade debian no Brasil". Fiz o registro porque estava
> disponível, assim como está disponível o debianbrasil.com.br, assim
> como debian.org.br está registrado e não aponta para lugar nenhum.

Interessante você mencionar o debian.org.br, vou entrar em contato
com os responsáveis e corrigir isso, o domínio está apontando pro
antigo local onde o Maçan trabalhava, vou solicitar a transferência
pro DNS do debianbrasil.org e daí podemos redirecionar para o site
oficial do Debian e resolver isso.

Se a ideia é proteger o domínio, eles deveriam funcionar todas de
forma idêntica pra fornecer a mesma experiência para a comunidade e
não causar o efeito "porque via X vai pra cá e via Y vai pra lá?".

E ficaria caro proteger cada um dos vários domínios que tem "debian"
no nome, é exatamente por isso que Debian é uma marca registrada no
Brasil, e podemos proteger o nome quando necessário.

> Sinceramente me senti de certa forma ameçado com alguns comentários.
> Parece que eu fiz "algo errado", ou que o domínio está apontando para
> um site de putaria e vai queimar a imagem do Debian.

Como dito anteriormente, Debian é uma marca registrada no Brasil e o
ideal é que os domínios registrados estejam sob a guarda das entidades
que protegem a marca.

E o assunto ficou delicado, mas de certa forma você fez algo errado,
você registrou um domínio com uma "marca registrada" que você não
detém, e sem consultar ninguém que tenha envolvimento com isso.

O que acha que aconteceria se registrasse o cocacolabrasil.org.br ?
A ideia é a mesma.  Pessoalmente imagino (e quero acreditar) que você
tinha boas intenções, isso não quer dizer que o fez a coisa certa ou
tomou a melhor ação.

E acho que em nenhum momento alguém disse que o novo domínio está
apontando para site de putaria ou vai queimar a imagem do Debian,
mas o novo domínio surgiu agora e me parece a melhor hora pra tentar
acertar a questão de proteção da marca/nome.

Não sei se você trabalhará na instituição atual pra sempre e mesmo
que o fizer, você não é o "dono", há outras pessoas que são os
detentores legais da instituição e oficialmente eles detém o domínio,
e isos pode causar problemas com mudanças administrativas.  Quando o
problema ocorrer, será de forma inesperada.

> O domínio é um facilitador e está apontando para um local conhecido
> da comunidade. Usa quem quer, quem não quer pode continuar digitando
> "softwarelivre.org/debianbrasil".

Certamente o domínio é um facilitador, mas goste ou não, ou por mais
difícil que pareça, a marca não pertence à instituição onde você
trabalha.  :-(

E é horrível ter que abordar questões legais e de proteção de marca e
de nome, teria sido mais fácil falar sobre isso antes do domínio ter
sido registrado, mas agora a situação já existe.

E o argumento neste ponto é o mesmo levantado por você, a vantagem é
que você apontou para o local que quis porque é o administrador, ao
invés de seguir a linha de trabalho e usa um outro sub-domínio e
trabalhar na construção do Noosfero para depois redirecionar o www.

> Não existe fragmentação porque não criei outro planeta, nem outra
> wiki, tanto é que os sub-domínios estão apontando para os mesmos
> locais.

A fragmentação começa em breve, quando tivermos que fazer divulgação,
especialmente porque as URLs serão diferentes mas os domínios são
parecidos.   Fragmentação é natural em Software Livre, quando não
se concorda com algo pode-se fazer um fork(),  pode-se criar sua
própria linha de experimentos, e sim, há iniciativas paralelas.

Veja o pessoal do Fórum Debian por exemplo, eles têm:

  http://www.forumdebian.com.br
  http://wiki.forumdebian.com.br

Há vários domínios como esse que são monitorados pra ver se tudo está
indo bem, e fragmentação que cobre áreas como a falta de um fórum ou
a falta de uma rede social são interessantes, mas nesse caso em
particular estamos falando de um domínio que já existia como .org e
foi registrado o .org.br e que se comporta diferente.

> Se isso fosse fragmentação, teríamos que nos preocupar com outras
> iniciativas dispersas e por exemplo acabar com as comunidades
> "softwarelivre.org/debian", "softwarelivre.org/debian-gnulinux", etc,
> afinal, elas não foram criadas pelo "protetores da marca" (seja lá o
> que isso quer dizer).

Protetores da marca são pessoas ou instituições que detém os direitos
da marca e interagem com a SPI para proteger o nome do Debian nos
vários países.

Grupos em portais ou redes sociais são bem diferentes do registro de
domínios, os grupos são orgânicos e com algum trabalho consegue-se
alinhar isso, algumas plataformas inclusive oferecem mecanismos pra
evitar que existam grupos duplicados (independente se isso é bom ou
ruim).

Já os domínios são uma forma de propriedade e associam o nome do
Debian há algo.  Há políticas sobre o uso de emails em domínios com
debian e o Projeto Debian tem feito um esforço maior nos últimos
anos para controlar domínio e evitar confusão (veja o caso do
debian-multimedia.org).

E vide o exemplo acima, em alguns casos, eles fornecem um serviço
interessante para a comunidade, e embora exista monitoramento,
mantém-se um contato próximo para saber se tudo está bem e dentro
do esperado.

> Pra mim a grande questão parece que é: o domínio está apontando para
> outro local que não é o mesmo do debianbrasil.org pq eu não concordei
> com o "consenso", mas se eu tivesse registrado e apontado para a wiki,
> aí tava beleza, eu seria um cara legal... :-)

Parece que o argumento vai nos dois sentidos.  O fato de não terem feito
o que você esperava levou ao registro do domínio e você não gostou dos
itens ligados aos aspectos legais do processo e à própria surpresa em
não ter buscado outras formas com os domínios já existentes.

O ideal era que o domínio estivesse sob a guarda do CIPSGA ou da ASL.org
e seguisse a linha dos demais domínios que temos/mantemos em termos de
como se comporta e políticas de uso de email.

Abraço,
--
Felipe Augusto van de Wiel (faw)