Re: Debian na empresa

O que acontece no ambiente corporativo é que as multas por não qualidade são muito maiores que o preço de qualquer software,  seja ele livre ou proprietário.

Então as empresas buscam uma mitigação desse risco com empresas em que elas confiam e tenham SLA, ainda mais de softwares terceiros a sua atividade,  mas que são fundamentais pra seu funcionamento, como SAP.

Como a maioria dos softwares corporativos,  como oracle,  são homologados pra redhat e suse,  algumas empresas buscam um meio termo com suas versões não-corporativas,  pois essas são compatíveis com as homologadas e se pode abrir ticket de suporte em caso de problemas.

Em debian,  é possível onde ubuntu foi homologado.

Mas não é em nenhum momento por debian ser pior ou centos/redhat ser melhor.  É apenas questão de ter uma empresa por trás.

Abs,
Helio Loureiro
http://helio.loureiro.eng.br
http://br.linkedin.com/in/helioloureiro
http://twitter.com/helioloureiro
http://gplus.to/helioloureiro
- sent via Android -

Em 27/07/2013 18:34, "Fabricio Cannini" <fcannini@gmail.com> escreveu:

Em 27/07/2013 17:19, "Sandro" <bmsandro@gmail.com> escreveu:

> Eu li um vídeo (http://www.youtube.com/watch?v=6ZccOojRqWo) explicativo sobre alta disponibilidade pelo renomado Marcos Pitanga, autor de Construindo Super Computadores com Linux. Neste vídeo ele diz que não é viável utilizar Debian com alta disponibilidade, e que utiliza CentOS pelo fato da maioria dos aplicativos proprietários são homologados para este sistema. Gostaria de saber a opinião de vocês.
> Desde Ja agradeço.

Depende muito de qual serviço.
O que ele falou está certo se tu precisa, por exemplo, de um banco de dados oracle, ou algo da sap, ou qualquer coisa do gênero. Caso contrário, o Debian é tão ou mais capaz que o centos de prover um serviço estável, confiável, etc.
Não ser "Enterprise" não necessariamente é algo ruim . ;-)

E outra coisa, esse livro do Pitanga é sobre clusters para simulação, computação científica, etc. Algo completamente diferente de, por exemplo, um sgbd distribuído entre várias máquinas.