Re: volume do microfone

Sei exatamente o que você está passando, pois tb já tive esse problema no KDE. Se você pesquisar no google, vai encontrar vários tópicos em fóruns do KDE relatando isso.

A "solução" que eu encontrei foi abrir o kmix (mixer do KDE) e ir em Configurações > Configurar Kmix e desmarcar a opção "Restaurar volumes no login". Coloquei solução entre aspas porque esse é um problema no KDE 4.8 e não no ALSA ou de alguma outra coisa do Debian. Se você testar com outro ambiente gráfico, vai ver que o volume do microfone fica normal.