recuperar grub no SID AMD64

Pessoal;

Ontem fiz um dist-upgrade no meu Desktop, com debian unstable AMD64, e
o grub queboru. Após o início fica na tela grub> e não consigo rodar
nenhum comando, todos os comandos do manual do grub retornam como
"command not found".
Peguei meu cd de instalação do netinst e tentei fazer a recuperação,
mas dá erro:

grub-installer failed with error code 139

Quando peço para abrir um shell no sistema de arquivos raiz, /dev/sdb1
no caso, ele retorna erro dizendo que não conseguiu montar o /dev/sdb1
no /target, e se peço para executar um shell no ambiente do instalador
ele não funciona.

Então abrir um console com ctrl+alt+F3 e montei o /dev/sdb1 no /target
na mão e apareceu a opção de instalar o grub no menu do rescue, mas
deu erro fatal. No log diz que o script de instalação do grub deu
segfault e uma mensagem dizendo que algum comando não foi encontrado.

Aí eu executei outro shell e tentei fazer com o método antigo, usando
chroot /target mas não deu certo também.

Por fim, no google encontrei um monte de solução que não funciaram....

Enfim, o que fazer?

PS: Não tenho preguiça de instalar tudo de novo, mas queria recuperar
essa instalação porque ela existe desde 2008 quando comprei a máquina,
sempre com debian unstable e fazendo os dist-upgrades semanalmente.
Todas as vezes que o grub quebrou recuperei usando o manual, mas agora
não está funcionando...

--
@chinabhz