libgpod 0.8.2 não funciona com ipod nano 5th gen

Olá a todos,

Recentemente instalei o wheezy na máquina de um conhecido e o único
problema até agora, como eu já esperava, tem sido a sincronização do
ipod nano 5th com o banshee/rhythmbox/clementine para gerenciar as
músicas.

Pelo que descobri, todos estes programas dependem da biblioteca libgpod,
que no wheezy está na versão 0.8.2. Segundo o site do projeto gtkpod, a
partir da versão 0.8, esta biblioteca fornece suporte para o
gerenciamento do ipod nano 5th gen. Contudo, não tenho tido sucesso em
gerenciar as músicas.

Pesquisando na web, encontrei alguns posts esparsos em blogs e fóruns
com outros usuários gnu afirmando ter passado pelo mesmo problema: o
ipod é reconhecido, pode-se transferir e deletar músicas, mas após
desconectar o aparelho do computador, o menu do ipod não é atualizado e
as músicas transferidas não podem ser executadas.

Algumas pessoas afirmam ter resolvido este problema conectando o
aparelho a uma máquina windows e ejetando logo em seguida ou então
gerando um hash que é escrito no arquivo /Ipod_Control/Device/SysInfo.
Isto, contudo não resolveu meu problema.

A versão da firmware é 1.0.2.

Alguém já passou por este problema ou tem alguma dica de como
resolvê-lo?

Abraços!

--
-- André Nunes Batista