Re: Repositórios

Olá Márcio!

Pense no ubuntu como uma versão comercial do debian e não estará muito
longe da relação entre os sistemas.

Um dos grandes distintivos técnicos dos sistemas baseados no debian é o
uso dos pacotes .deb (através de programas como o dselect, dpkg, apt e
aptitude). Eu uso o apt-get e o dpkg, mas além dos citados você ainda
pode usar o synaptic ou até mesmo aquele software center que aparece no
ubuntu.

Qualquer que seja o software, o importante são as preferências do apt
(/etc/apt/*), ali é onde você configura seus repositórios e a forma de
atualização do seu sistema. Você pode usar os repositórios "testing" e
"unstable" para obter softwares mais recentes como os do ubuntu e pode
adicionar repositórios de terceiros (caso você queira continuar usando
softwares do ubuntu por exemplo).

Tenha em mente apenas que cada repositório vai agregar complexidade ao
seu sistema e pode resultar em conflitos de dependência entre
aplicativos no longo prazo.

Há tempos escrevi um tutorial no meu blog:
https://tagesuhu.wordpress.com/2008/10/26/debian_preferences/

Tudo o que está lá ainda continua válido.

--
-- André Nunes Batista

--- Begin Message ---
Olá, sou novo no Debian, mas já uso Linux há anos. Boa parte desses anos foram usando o Ubuntu. Depois de anos, decidi largar o Ubuntu (eles têm tomado decisões que não tem me agradado), mas devido ao fato de que até o presente momento a única distribuição que funcionou no meu pc sem me dar trabalho (especialmente com driver para o wi-fi) ou dor de cabeça foi o Ubuntu, minha busca por outras distribuições não foi satisfatória. Com o chegada de uma nova versão do Debian, pensei: "chegou a hora de experimentar algo que deve ser melhor e deve funcionar bem com meu PC" (partindo da premissa de que o Ubuntu é baseado no Debian).

Enfim, sem mais delongas, a pergunta (confesso que não pesquisei no arquivo da lista, porque espero uma resposta simples, rápida e direta): Como funciona o sistema de repositórios do Debian?

Pergunto pela minha experiência com o Ubuntu. Nele é fácil lidar com os repositórios, mas tem algo que me irrita muito: se, por exemplo, o Ubuntu 12.10 é lançado com a versão 3.6 do LibreOffice, os repositórios oficiais não atualizam para o 4.0 (apenas para o 3.6.x). Eu teria que esperar o Ubuntu 13.04 ou utilizar os chamados repositórios PPAs.

No Debian é assim também ou semelhante? Já observei que novas versões do Debian não são tão frequentes e atualizações "não-oficiais ao sistema" de programas no Linux nem sempre são limpas ou triviais.

Desde já agradeço a atenção e a provável resposta.
- - - ·
Márcio Vinícius Pinheiro
http://pt.gravatar.com/marciovinicius