Re: resolução do console

Existem várias formas de fazer o que você quer. A que mais conheço é
adicionar parâmetros ao Grub para que as configurações vigorem no
boot. Com estes parâmetros você pode fazer com que a resolução do
console seja a que você quiser, já que hoje as placas gráficas
suportam quase tudo.

Este link tem o que você precisa:
https://wiki.archlinux.org/index.php/Grub2#Setting_the_framebuffer_resolution

Tem um programa chamado startupmanager que promete fazer este trabalho
de forma amigável, mas eu nunca usei.

--
@chinabhz