Re: mathematica

clique com o outro botão sobre o arquivo, vá na opção de menu
propriedades, aba geral, campo 'abrir com' e veja se é o mathematica
que está configurado. se não for escolha ele na lista ou na opção
'outro...'.

as instruções acima são para o thunar. gerenciador de arquivos do
xfce. outros podem ser ligeiramente diferentes.