Re: Problema / Dúvida regra iptables para internet e VPN

Olá!

Creio que estejam os equipamentos locais na eth2, correto?

Então o roteamento será:

# Fazer com que cada pacote que sai por eth1 (VPN) tenho o IP do roteador na eth1

iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth1 -j MASQUERADE

# Fazer com que cada pacote que sai por etho (Velox) tenho o IP do roteador na eth0

iptables -t nat -A POSTROUTING -o etho -j MASQUERADE

# Rotear pacotes para a rede da VPN para eth1, deve-se conhecer a(s) rede(s), uma entrada para cada uma

route add -net <ip_da_rede_1_atrás_vpn>/<máscara> gw <gateway_da_vpn> dev eth1

route add -net <ip_da_rede_2_atrás_vpn>/<máscara> gw <gateway_da_vpn> dev eth1

route add -net <ip_da_rede_n_atrás_vpn>/<máscara> gw <gateway_da_vpn> dev eth1

# Tirar roteamento padrão para eth1 (VPN), pode dar erro, mas ignore

route del default gw <gateway_da_vpn> dev eth1

# Colocar roteamento padráo para eth0 (Velox), pode dar erro, mas ignore

route add default gw <gateway_da_velox> dev eth0

Se não conhecer as redes, apenas o domínio intranet.br, deve-se usar "iptables -t mangle -m string --string intranet.br -j MARK --set-mark 1" e então iproute2, criando as devidas tabelas e "ip rule add fwmark 1 table VPN", mas veja se atende o acima. Ainda assim se for conexão criptografada, https por exemplo, o "string" do iptables não vai ajudar muito, então vai precisar duma mãozinha do DNS.

[]'s
Junior Polegato