[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: [off] Sugestao para storage



Oi Leonardo, estava pensando em raid 5. A razao de ser via software seria não depender da compatibilidade de drivers das placas controladoras de raid, mas fica o problema de encontrar uma placa mae com todas as conexoes sata 3. 
Quais placas PCIe com suporte no debian você recomenda? Encontrei uma pagina na wiki do debian, mas achei que tinha poucas informacoes sobre isso. 


2013/4/4 Leonardo Carneiro <chesterman86@gmail.com>
Hm... tem varias coisas para abordar aqui gustavo. Qual raid vc vai usar e pq usar o raid via software?

Se for usar uma placa mãe com 6 SATA3 (que deve ser meio caro ainda hj), provavelmente vc vai ter de usar raid via sw, pq maioria das vezes os 6 satas não estão concentrados no mesmo controlador (mesmo sendo dentro do mesmo chipset).

Se vc for usar uma controladora PCIe, o negócio muda, e se vc tiver uma com portas suficientes, geralmente é melhor usar o raid da placa, que qse sempre vai ter uma performance mto melhor que o raid via sw do linux. =)

Eu voto na controladora com raid via hw, pela performance, e tb pq geralmente as controladoras tem uma bateria para gravar o que está no cache em disco para evitar corrompimento.


2013/4/4 gustavo <ggusmail@googlemail.com>
Caros, pretendo fazer um home server para colocar 6 hds (ou mais) em raid via software. O objetivo da maquina é ser um storage raid (com redundancia) de 10TB para arquivos multimedia.  O que seria melhor (em termos de suporte de drivers do debian):
Uma placa controladora raid ou ou uma placa mae com 6 (ou mais) conectores sata 3? 

obrigado,
Gustavo



Reply to: