Re: Mensagem para o(s) admin(s) da lista

Oi China, não achei especificamente os documentos que apontam esse porquê do reply que você mencionou. Aliás, essa razão que você explicou não tem sentido algum e vai contra o propósito de qualquer mailing list de ser um repositório de soluções para problemas comuns.

Marcelo, eu entendo e respeito as razões apresentadas no link que você mandou, mas me reservo ao direito de discordar (mesmo que inutilmente =] ).

Esse princípio apresentado pelo link, embora fundamentalmente correto, não corresponde a realidade, na minha opinião. O que ele chama de "qualquer cliente de email moderno" não corresponde ao que são os clientes de emails modernos da nossa década.

A lista do Debian representa uma parcela ínfima do tempo que eu gasto no meu cliente de email, e certamente não vou trocá-lo apenas por este motivo, nem quero me dar ao trabalho de ter um segundo cliente apenas por conta desta única lista. Também não quero abrir mão do acesso a esta lista, então simplesmente estou resignado a aceitar as coisas do jeito que estão =)

Ao meu entender, o padrão citado no link (não fazer o mungling do reply-to) seria benéfico se todos os clientes de email adotassem, mas não parece existir uma corrente neste sentido, parece que não existe um esforço dos grandes players para seguir este padrão. Eu vejo que uma lista do porte da do debian (não só essa, mas todas as listas debian) não tem peso e influência o suficiente para fazer valer esse padrão e mudar a consciência das pessoas envolvidas, então forçar ele em suas listas não traz benefício a ninguém. Ao contrário, só atrapalha a vida da maior parte dos seus usuários.

P.S.: Essa é *minha* opinião. Não quero começar um flamewar aqui e espero que essa thread não se torne uma.

Att.
Carneiro