Ajuda com hotspot

Estou incumbido de montar um hotspot, do tipo utilizado em hotéis, p.ex., onde o usuário, em sua primeira autenticação via wireless é direcionado para uma página html, onde se identifica e aceita os termos de uso. Não há necessidade de controle de tempo, pois não haverá cobrança, mas se quer identificar o usuário e mantê-lo numa base de dados.

Andei espiando na web e constatei que existem algumas soluções pagas, como o Mikrotik e outros OS específicos.

Pergunta: é possível montar um hotspot com funcionalidades semelhantes às obtidas com o mikrotik (estou usando este como exemplo, nem sei se é o melhor), excetuando-se o controle de tempo e cobrança, mas identificando o usuário e salvando em base de dados seu ID, tempo de conexão, páginas acessadas, etc?

Alguém da lista com alguma experiência no assunto pra ajudar a dar um empurrãozinho?

Agradeço a qualquer ajuda.

Vinicius