Re: configuração de rede

Olá!

Você está usando modem usb 3g da Oi, é isso? Em qual máquina vai ficar o modem? Consegue conectar usando o modem em alguma das máquinas?

Sobre a rede, agora não precisa mais do switch, use apenas o roteador Wi-Fi, ligue os desktop mas portas LAN dele.

Quem ser o servidor DHCP da sua rede, uma das máquinas ou o roteador Wi-Fi?

Você deve configurar o IP fixo da máquina com o modem usb, geralmente 192.168.0.1, e no DHCP do roteador Wi-Fi.configure a rede como sendo 192.168.0.0/24, fornecendo IP com final 100 em diante, no roteador Wi-Fi utilize o IP 192.168.0.2, e coloque o gateway no DHCP para 192.168.0.1, além dos DNSs, pode usar 8.8.8.8 e 8.8.4.4 do Google.

Na máquina com o modem usb, faça:

echo 1 >/proc/sys/net/ipv4/ip_forward
iptables -t nat -A POSTROUTING -o ppp0 -j MASQUERADE

Boa sorte!

[]'s
Junior Polegato