Raid1: O sistema só inicializa somente com determinado HD

Boa noite pessoal!
Pessoal, estou configurando uma máquina com 2 hd's em Raid1.
Particionei da seguinte forma:
/  --> Composto por sda1 e sdb1
/home --> Composto por sda2 e sdb2

Instalei o sistema normalmente e está tudo rodando;
Fui fazer um teste pra ver se o Raid1 estava funcionando e me deparei com o seguinte problema:

> Se eu deixar ligado o HD1 e desligar o HD2, o sistema "boota" e carrega normalmente. > Mas se eu inverter, ou seja, se eu desligar o HD1 e deixar somente o HD2 ligado, na hora do boot ele não localiza o disco com as informações de boot

Obs:
O HD1 está ligado na placa-mãe na porta SATA-1
O HD2 está ligado na placa-mãe na porta SATA-2
Tentei inverter o Cabo Sata na placa-mãe pra ver se resolvia e não adiantou nada. Portanto, parece que o HD2 não tem as informações de boot para carregar o sistema mesmo que o HD1 esteja faltando.

Como faço para espelhar também as informações de boot para o segundo hd (HD2) ? Eu não criei a partição /boot. Pra funcionar este espelhamento no Raid1, eu teria que, durante a instalação ter criado esta partição também?

grato,
Jurgen