Storage e raid

Olá lista, recentemente adquiri dois hds de 2 tb. Minha ideia é utilizá-los como storage para meus arquivos multimidia. Mas ainda estou com dúvidas do que fazer. Pensei em utilizar:
- Raid 0 com btrfs
- Raid 5 com ext4 ou
- Particionar os hds 1TB/1TB e fazer Raid 1 e nos outros 2TB fazer Raid 0 ou
- Formatar com o btrfs e "brincar" com os subvolumes

Esses dados em sua maioria são arquivos "recuperáveis" e posso baixá-los novamente da internet.

Uso debian wheezy (kernel 3.2 - amd64) num hd separado.

Alguma sugestão? Alguém já passou por algum trauma com o btrfs e raid 0?

abraços,
Gustavo