Re: 3 monitores

On Tue, 11 Sep 2012, Fred Maranhão wrote:

> como eu vejo as configurações de GPU na minha máquina?

O nome certo disso é CRTC, e você quase que com certeza só terá dois deles
em uma GPU embarcada.  Mais que isso só é comum em GPUs high-end.

2 CRTCs podem alimentar mais de 2 saídas, mas algumas terão que ser cópias
exatas de outras.  E isso somente se todo o resto permitir essa configuração
(hardware da placa de vídeo, GPU, driver, XRandR).

Tenta ativar com o xrandr a terceira saida, mas usando --same-as uma das
saidas já ativas.

Aliás, o xrandr sabe quantos CRTCs existem, e quais podem ser utilizados
para cada saída:

xrandr --verbose --query

Olhe as linhas com o texto CRTC.  Elas dizem quais CRTCs cada saída pode
utilizar, e qual está em uso.  Quando tem mais de um, eles aparecem em
lista: CRTC: 0; CRTCs: 0 1; (; significa em outra linha) implica que está
usando o CRTC 0, e poderia usar o CRTC 0 ou o CRTC 1.

Achar isso no manual do chipset Intel que contem a GPU dá trabalho (a menos
que tenha um diagrama em blocos da GPU que mostre quantos CRTCs ela tem),
mas deve estar lá também.

--
  "One disk to rule them all, One disk to find them. One disk to bring
  them all and in the darkness grind them. In the Land of Redmond