Re: Opinião sobre uso de ambiente gráfico em servidores

On Fri, 30 Mar 2012, Cleber Ianes wrote:
> Pelo que pude entender lendo todas as resposta ninguém sabe exatamente
> o porque de não usar, a maioria aprendeu isso em uma época que uma

Não concordo com o "ninguém sabe exatamente o porque de não usar".

Porque não usar:

1.  Mais pacotes instalados -> maior superfície de ataque e defeitos,
    maior quantidade de atualizações necessárias, maior RISCO.

2.  Necessidade de modo gráfico *local* (Xserver local) -> superfície
    imensa de ataque, necessidade de rodar driver gráfico (muito maior
    superfície para bugs -> muito maior chance de prejudicar os
    serviços), absolutamente nenhuma segurança contra keylogging.

3.  Necessidade de modo gráfico remoto (nenhum Xserver local ao
    servidor), TUNELANDO o protocolo X11 por um túnel SSH: superfície
    de ataque extende-se *para os dois lados* e também afeta a sua
    estação de trabalho e tudo o que você fizer nela enquanto o túnel
    X11 estiver em uso.

4.  Necessidade de modo gráfico remoto, usando xserver local e algum
    método de terminal (xvnc, etc) para propagar a tela por dentro de
    um túnel SSH: mesmo que (2), mas com menor risco para a sua
    estação de trabalho.

Porque usar:

1.  Você não tem outra escolha.

2.  Algum problema de hardware ou software causar a maior lambança
    na filesystem ou por abaixo a caixa NÃO vai afetar o serviço de
    forma importante (característica do seu ambiente).

    A maior superfície de ataque não é o problema (talvez seja o menor
    dos perigos para a segurança da aplicação, por exemplo).

    E isso tornar sua vida muito mais fácil (se não tornar, para que
    usar?)

3.  Você na verdade está falando de colocar a GUI na estação de
    gerência, e não nos servidores, e a GUI é mais eficiente (se não
    for, por que usar?)

> Claro, essa é minha conclusão, não estou dizendo que é o certo ou
> errado, respeito aqueles que pensem diferente e peço,
> encarecidadamete, que dividam conosco suas experiências que possam
> mostrar que isso seria uma má ideia.

Cabe ao administrador determinar isso.  Eis meu ponto de vista:

GUI na estação de gerência não é a mesma coisa que colocar modo gráfico
no servidor.  E incapacidade de administrar via CLI quando isso seria
possível (nem sempre é) é uma limitação (e ponto fraco) do
administrador.

Suponha um cluster.  Caso você precise de interface gráfica em cada nó
para fazer alguma coisa, não vai funcionar direito.  Não escala, é muito
pouco eficiente, e desperdiça recursos.

Agora, se a interface gráfica está só na sua estação de gerência, e o
sistema de backend cuida de distribuir as configurações/instruções para
os nós/servidores do cluster, e portanto não precisa por nada gráfico no
servidor/nó... isso está firmemente na classe "não usar modo gráfico no
servidor".

Aí pesaria apenas a questão: a GUI na estação de gerência aumenta a
produtividade?  GUIs podem ser ferramentas muito úteis.

De qualquer forma, se você precisa da GUI para administrar um
equipamento que PODERIA ser completamente administrado via CLI, na
verdade é uma limitação *sua*.  Preferir a GUI é diferente de depender
dela.  O profissional deve almejar ser capaz de usar tanto a CLI quanto
a GUI, e escolher qual das duas for mais eficiente e apropriada em uma
determinada situação.

--
  "One disk to rule them all, One disk to find them. One disk to bring
  them all and in the darkness grind them. In the Land of Redmond