Re: Aumentar disco de VM ser perder dados

Boa noite,

Anigamente, podia-se correr esse risco, mas depois da criação e adoção do patch ext2online  agora pode-se modificar uma lvm online ou a quente se preferir. Ou seja não é preciso desmontar o sistema de arquivos para aumentar ou diminuir. Eu faço diversas modificações em sistemas de produção e ambiente de risco no Data Center em que trabalho sem qualquer problema.

A atenção dever ser dada na execução das modificações apenas; pra que não se aumente um volume errado por exemplo.....

Para aumentar um volume faça de seguinte forma:

01 - Veja os grupos de volumes existentes. Nesse comando você consegue também ver o tamanho do volume e o consumo também.

#  vgs

02 - Depois liste os volumes existentes.

#  lvs

03 - Depois de selecionado o volume que deseja modificar, aumentando o tamanho do sistema de arquivos. Faça da seguinte forma:

- Neste caso vou a acrescentar 10 GB ao volume  dados que pertence ao grupo de volumes sistema:

#  vextend -L +10G /dev/sistema/dados

04 - Agora que aumentamos o disco, devemos também aumentar o sistema de arquivos pra que ele se iguale ao tamanho do disco:

#  resize2fs -p /dev/sistema/dados

Bem tranquilo ...

Pra dimiuir o volume:

# resize2fs /dev/sistema/dados 8G && lvreduce -L -2G /dev/sistema/dados

Obs: falei para o resize2fs fazer meu sistema de arquivos ficar com 8 GB e retirei 2 GB do disco para se igualar com sistema de arquivos...

!!!! Importante no processo de diminuir o volume é que o sistemas de arquivos pode ser diminuído enquanto ele seja maior que a quantidades de dados gravados nele.

Espero ter ajudado.

Thiago T. Faioli
(31) 8449-4065
Nº Nacional: 3003-5410 /Ramal: 0011