md5 em fstab

Saudações.
Tenho que permitir compartilhamentos nfs e cifs para alguns usuários, mas o problema é que para montar o compartilhamento automático tenho que colocar os dados no /etc/fstab com login e senha do compartilhamento. O problema é que não quero que o usuário tenha conhecimento dessa senha pois são compartilhamentos que faço máquina-a-máquina. Também tenho esse problema em usuários de banco de dados, onde se a pessoa tiver acesso ao arquivo de configuração de um programa que acessa o banco ele vê o usuário e senha.

Existe alguma forma de ocultar essas senha atrás de um md5, por exemplo????

Já ouvi dizer que por md5 dá mas nunca encontrei nada explicando como.

Obrigado.

--
Cleber Ianes
cleberianes.blogspot.com -- Linux User #507338