[Off-toppic] Material sobre comando IP

Saudações.
Estou interessado em me aprimorar no comando "ip", estou procurando material na internet mas só estou conseguindo achar algumas "receitas de bolo" e quero algo mais aprofundado. Alguém conhece alguma material, pode ser livro digital ou impresso ou qualquer tipo de material. De preferência em português. Já tentei a manpage mas ela é mais pra gerar as "receitas de bolo" quero algo mais explicativo.

Obrigado.

--
Cleber Ianes
cleberianes.blogspot.com -- Linux User #507338