De: Marcos Carraro <marcos.g.carraro@gmail.com>
Assunto: Re: Iptables: pinga ip externo mas não resolve nomes
Para: "Instruisto Jose" <instruse@yahoo.com.br>
Cc: debian-user-portuguese@lists.debian.org
Data: Domingo, 21 de Outubro de 2012, 15:00

telnet 8.8.8.8 53????

dns ????

--
Att
Marcos Carraro

Em 21 de outubro de 2012 14:56, Instruisto Jose <instruse@yahoo.com.br> escreveu:
Bom Dia Amigos,

Estou tentando habilitar o compartilhamento à Internet com iptables em uma rede pequena (6 máquinas) mas estou tendo problemas.

O servidor conecta na Internet pelo modem USB (ppp0) e estou rodando o seguinte script de firewall:

#!/bin/bash

iniciar(){

echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

iptables -A FORWARD -i ppp0 -o eth0 -m state --state ! ESTABLISHED,RELATED -j LOG \
--log-prefix "FIREWALL: tent. conexao ext."

iptables -A FORWARD -i ppp0 -o eth0 -m state --state ! ESTABLISHED,RELATED -j DROP

iptables -A FORWARD -i eth0 -o ppp0 -j ACCEPT

iptables -t nat -A POSTROUTING -o ppp0 -j MASQUERADE

}

parar(){
iptables -F
iptables -t nat -F
echo "Regras de firewall e compartilhamento desativados"
}

case "$1" in
"start") iniciar ;;
"stop") parar ;;
"restart") parar; iniciar ;;
*) echo "Use os parâmetros start ou stop"
esac

O cliente pinga o ip do servidor e até ip
 externo (8.8.8.8 etc)
mas não resolve nomes.

ping www.google.com
retorna
ping: unknow host www.google.com

Alguém poderia me dar algumas dicas?
Será que é alguma regra do firewall que estã atrapalhando?
Obrigado,
Markos
www.c2o.pro.br