Debug Networking

Boa tarde a todos,

Tenho a eth0 configurada em /etc/network/interface como dhcp.
No entanto, tenho um script que  às vezes corro e que me configura um ip estático atráves do comando ifconfig.
Esse script também activa um servidor dhcpv4, outro dhcpv6 e o radvd.

Tudo começa a funcionar bem, mas passado algum tempo, reparo que a porta eth0 perdeu o meu ip estático e aparentemente ganhou um ip por dhcp do seu próprio dhcpsV4.
Quero fazer tentar ver onde está o problema, mas não tenho muitos conhecimentos de troubleshooting.
Relacionados com isto penso que sei o:
dmes
/var/log/messages
/var/log/syslog
/var/log/kern.log

Podem-me ajuda com mais informação de modo a conseguir fazer um troubleshooting mais eficaz?

Cumprimentos,
Hélder Pinheiro