Re: urgente

""software é como sexo, é melhor quando é de graça" Linus Torvalds"

Eu discordo. Pagar para ter um sexo profissional e completo pode ser
melhor do que um papai e mamãe de graça.

Para aproveitar o off-toppic, essa lista, assim como todas as listas
de suporte a usuários Debian, é aberta e não exige pré-inscrição para
postar mensagens. Isso é para evitar que alguém em perigo com seu
sistema tenha de ficar se cadastrando para pedir ajuda, em vez disso a
lista aberta permite que qualquer um mande mensagem com seu problema.
Pensem em 1996 um sysadmin usando o mutt ou emacs pra enviar e-mail em
um terminal sem ambiente gráfico, se ele tivesse de ficar se
cadastrando em listas pra pedir ajuda???? Por isso o reply-to da lista
é setado como default para o remetente da mensagem e não da lista,
pois como ele pode não ser assinante acaba não recebendo a resposta se
ela for endereçada somente para a lista. O efeito colateral disso é
que spammers tem livre acesso para enviar mensagens usando a lista
para atingir seus assinantes.

Outra decisão de gestão das listas Debian é não usar moderador, por
isso não adianta ficar de #mimimi pedindo a moderação pra bloquear
spammer e etc.

Mas há uma constatação: o movimento nessa lista caiu muito. Eu até
tenho a curiosidade para saber o motivo disso, se é o número de
usuários que caiu, se o número pode até ter aumentado mas com a base
de conhecimento histórico e melhoria na documentação as dúvidas dos
usuarios são menores do que antes, etc. O fato é que quando aparece
uma mensagem desse tipo aqui ela causa mais barulho, porque
proporcionalmente parece que a lista tem muito spam, quando na verdade
tem é poucas mensagens legítimas.