apt-build usando "-m32" em um sistema amd64

Olá,

Estou testando o apt-build sem grandes objetivos além de adquirir
conhecimentos sobre o assunto e, ao instalar a libc6 (pacote fonte
eglibc-2.13) o apt-built tem forçado a cflag "-m32" que, até onde eu
entendi, serve para construir pacotes 32-bit em sistemas 64-bit. Eu não
estou conseguindo entender o porque!

A questão é duas (rs): de onde apt-build está tirando a informação de
que meu sistema é um i386? e/ou por que o apt-build está usando esta
informação e não as saídas do dpkg-architecture?

$ dpkg-architecture -qDEB_HOST_ARCH
amd64

$ dpkg-architecture -qDEB_BUILD_ARCH
amd64

Uma coisa interessante é que nos primeiros 'comandos' de compilação
começam com

gcc-4.4 -m32

depois de um certo tempo, o parâmetro some, mas as carcterísticas do
meu sistema ("-mtune=athlon64" consta do /etc/dpkg/dpkgbuildflags.conf)

$ dpkg-buildflags
CFLAGS=-g -O2 -fstack-protector --param=ssp-buffer-size=4 -Wformat
-Werror=format-security -m64 -march=athlon64
CPPFLAGS=-D_FORTIFY_SOURCE=2
CXXFLAGS=-g -O2 -fstack-protector --param=ssp-buffer-size=4 -Wformat
-Werror=format-security -m64 -march=athlon64
FFLAGS=-g -O2
LDFLAGS=-Wl,-z,relro

grato por indicações e bom domingo a tod@s!

--