Pacote SAGA - Debian Squeeze

Olá a todos,

Estou com um problema estranho no Debian Squeeze. Instalei o pacote SAGA a partir do Synaptic mas quando corro o comando saga_cmd, ele vai procurar as libs à pasta do user.

pedro@debian-amilo:~$ saga_cmd
  #####   ##   #####    ##
 ###     ###  ##       ###
  ###   # ## ##  #### # ##
   ### ##### ##    # #####
##### #   ##  ##### #   ##
SAGA CMD 2.0.4
Load table: /home/pedro/saga.srs...
failed
error: no valid module library found in path [/home/pedro]
type -h or --help for further information

Isto é estranho, porque as libs estão em /usr/lib/saga e acrescentando
export SAGA_MLB=/usr/lib/saga

ao .bashrc, passa a funcionar na linha de comandos. No entanto, correndo os comandos dentro de outra aplicação, que faz uso do saga_cmd, dá o erro que apresentei em cima.

Já tentei colocar export SAGA_MLB=/usr/lib/saga no /etc/bash.bashrc, mas é exactamente igual.

A minha dúvida vem também do facto de estar a usar o binário oficial do saga no Synaptic e ele não ser adicionado directamente nas variáveis de ambiente.

Instalando exactamente da mesma forma noutra máquina com Debian Wheezy, funciona sem problemas no terminal e dentro da outra aplicação, sem ter que adicionar nada no bashrc.

Qual será o problema?

Muito obrigado a todos!
Pedro