xterm abre em /

olá.
Tenho um problema com o xterm: estou a usar gnome e quando executo o
xterm a $PWD é /. Mas quando uso blackbox, o xterm inicia na ~.
Daquí percebe-se que o problema está relacionado com o gnome.
Tenho o gnome 2.30.2 que é o que veio por padrão no Debian Squeeze.
O gnome-terminal abre em ~ tanto em blackbox como em gnome.

Coisas que fiz e podem ter causado este problema são:
-mexi em ficheiros como ~/.bash_rc, ~/.profile, ~/.bash_profile
-instalei novos drivers da ati (?)

Uma solução seria dar um `cd' no .bashrc, mas essa não é a solução
ideal.
Como conserto isto?