Problemas com o Rstudio

Pessoal,

eu uso o programa Rstudio para trabalhar com o sistema estatístico R. Ultimamente está acontecendo algo estranho. Quando estou com a internet desconectada ele não abre, dá o seguinte erro: "The R session failed to start". Já procurei uma solução mas ainda não obtive sucesso.

Na página do Rstudio encontrei a seguinte possível explicação:

------------------------------------
Check firewall and proxy settings

Although RStudio does not require internet access, it does use a localhost connection to link your R session with the RStudio IDE. As a result, it is possible a (software-based) firewall or network setting is blocking access to RStudio. If you have a firewall, HTTP or HTTPS proxy configured, add localhost and 127.0.0.1 to the list of approved Hosts and Domains. After this, try restarting RStudio.
------------------------------------

Não entendo porque meu localhost está funcionando normalmente, tanto que uso o localhost:631 para configurar o cups e funciona normalmente. Não tenho nenhum proxy ou firewall instalado. Não sei mais onde olhar para ver a causa do problema. Vejam o log do programa com o erro quando não tenho a net ligada:

[ronaldo@mobilix log]$ cat rdesktop.log
20 Mar 2012 23:42:59 [rdesktop] ERROR system error 110 (Tempo esgotado para conexão); OCCURRED AT: core::Error core::waitWithTimeout(const boost::function<core::WaitResult()>&, int, int, int) /home/ubuntu/rstudio/src/cpp/core/WaitUtils.cpp:60; LOGGED FROM: int main(int, char**) /home/ubuntu/rstudio/src/cpp/desktop/DesktopMain.cpp:343

[ronaldo@mobilix log]$ cat rsession-ronaldo.log
20 Mar 2012 23:42:48 [rsession-ronaldo] ERROR asio.netdb error 1 (Host not found (authoritative)); OCCURRED AT: core::Error core::http::initTcpIpAcceptor(core::http::SocketAcceptorService<boost::asio::ip::tcp>&, const std::string&, const std::string&) /home/ubuntu/rstudio/src/cpp/core/include/core/http/TcpIpSocketUtils.hpp:82; LOGGED FROM: int main(int, char* const*) /home/ubuntu/rstudio/src/cpp/session/SessionMain.cpp:2463

Uma coisa que notei é que no log a hora está 3 horas avançada em relação a hora de meu computador, fiz isto as 20:42:59 e ele mostra como 23:42:59

Será que alguem tem alguma ideia de onde pode estar o problema?

Valeu
Inte
Ronaldo

--
3ª lei - Na investigação e outros assuntos, o seu orientador está sempre
         certo, na maior parte do tempo.

      --Herman, I. P. 2007. Following the law. NATURE, Vol 445, p. 228.

 Prof. Ronaldo Reis Júnior