Re: Baixar pacotes e todas as dependências ...

apt-get install -d <nome do pacote>

O uso da opção -d realizará somente o download do pacote e suas dependências. Ao final do processo os pacotes estarão em /var/cache/apt/archives. Aí é só copiá-los para um pendrive e em seguida copiá-los para o /var/cache/apt/archives da máquina que você quer instalar e usar o apt-get para instalar o pacote que você quer e suas dependências.