Problemas com o caracter Ç (cedilha) ao usar todo o sistema em inglês.

Olá novamente pessoal,

Um problema muito comum que eu tenho tido ao longo do tempo ao usar o teclado americano (U.S Internartional - sem o ç) e o sistema em inglês é que quando se preciona ' + c aparece ć (uma letra c acentuada) ao invés de aparecer o ç.

Me lembro que antes EM VERSÕES ANTERIORES eu solucionava este incidente editando o arquivo /etc/gtk2.0/gtk.immodules"

E modificava a linha:

"cedilla" "Cedilla" "gtk+" "/usr/share/locale" "az:ca:co:fr:gv:oc:pt:sq:tr:wa"

POR:

"cedilla" "Cedilla" "gtk+" "/usr/share/locale" "az:ca:co:fr:gv:oc:pt:sq:tr:wa:en"

Já verifiquei as menages anteriores, inclusive acompanhei alguns articulos na internet referente a este mesmo incidente porém todos se referem a versões anteriores do Debian, estou particularmente me encontro fora do Brasil e mudar o idioma do sistema para português não é uma alternativa. =(
Também sei que o <ALT GR> <vírgula> sai a letra ç mas qualquer brasileiro que usa um teclado americano sabe que não é a mesma coisa não é? =)
Ainda assim se sabe que mesmo com o sistema em inglês ao digitar ' + c deveria sair o ç sempre e quando temos o locales pt_BR instalado e configurado =)

Como posso solucionar esse problema no Debian Squeeze, não encontro o arquivo gtk.immodules ou similar, inclusive realizei varios teste com /etc/environment e também com o /etc/defaut/locale; alguma recomendação?

Obrigado,
M. Wallace S. D.