[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: Off Topic - Lei 12551





Em 12 de janeiro de 2012 15:56, Sergio Luiz <sergio.jacinto@gmail.com> escreveu:
Caros, foi sancionada pela Pres. Dilma no último dia 15/12/2011 a Lei 12551 que altera o art. 6º  da CLT que equipara os efeitos jurídicos da subordinação exercida por meios telemáticos e informatizados. ( http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Lei/L12551.htm )

Art. 6º - Não se distingue entre o trabalho realizado no estabelecimento do empregador, o executado no domicílio do empregado e o realizado a distância, desde que estejam caracterizados os pressupostos da relação de emprego. 

Esta lei vai dar muito 'pano pra manga' com alegações jurídicas, principalmente para aqueles que trabalham na área de TI e fazem uso do e-mail e acessos remotos de casa, pois caracteriza hora extraordinária de trabalho.

Na empresa onde trabalho já estão surgindo dúvidas e preocupações e uma delas é bloquear e-mails após as 18:00 hrs e liberar no dia seguinte as 08:00 hrs. Inclusive finais de semana.

É aí que vem a pergunta para compartilhar com a lista:

Qual o MTA atualmente que permite configurar o bloqueio de conta ou grupo de contas de e-mail por período e ainda permita que o usuário receba e-mails que foram bloqueados/rejeitados naquele período configurado/parametrizado?

Já utilizei Sendmail, Postfix e Qmail, mas desconheço uma maneira de bloquear e receber no dia seguinte ou na segunda-feira. Não conheço o MS-Exchange ou Zimbra.


Se você tiver usando como base de usuários o LDAP ou MySQL, é só definir uma entrada para desabilitar a conta de email e configurar o Postfix para deixar os emails da conta desabilitada na fila do Postfix.

Você também deve configurar a autenticação SASL do Postfix, para não aceitar autenticações de contas desabilitadas.

Para Dovecot, Courier-Imap e Cyrus-Imap, acredito que tenha a mesma lógica.

Obviamente, você vai precisar do Crontab para alterar o status do usuário para desabilitado na base LDAP ou MySQL.

Assim sendo, quando os usuários estiverem com o status desabilitado os emails vão chegar para a fila do Postfix mas não vai entregar para o Maildir da conta. E os usuários não vão conseguir se autenticar no IMAP/POP/SMTP.

Dessa maneira, você vai poder informar as contas que estão desabilitadas e habilitadas individualmente.
 

Sei que no Sendmail, Postfix e Qmail é possível bloquear endereços de e-mail, colocar avisos (como ausência ou férias) e bloquear domínios, mas bloquear e receber o que foi enviado em horário de bloqueio por exemplo, desconheço.

Agradeço desde já sugestões.

Sérgio



Se você quiser uma ajuda, podemos conversar em pvt.  



--

Atenciosamente,

Eduardo Sachs - www.eduardosachs.org

LPI-302 (Mixed Environment) Senior Level Linux Professional

LPIC-3/301 (Core) Senior Level Linux Professional

CLA Novell Certified Linux Administrator

DCTS Novell Data Center Technical Specialist

Microsoft Certified Technology Specialist (MCTS)

MCTS: Windows Server 2008 Network Infrastructure, Configuring

MCTS: Windows Server 2008 Active Directory, Configuring



Reply to: