Re: Conectar na internet com Claro 3G no Debian 6 Squezze

Em 13-12-2011 18:33, Leandro Hamid escreveu:
Boa noite a todos.
Tenho instalado em meu notebook o Debian 6 Squezze com LXDE e utilizou
para conectar a internet o Claro 3G (pelo menos eu gostaria), fiz
algumas pesquisas na internet via telefone celular e estive testando
algumas opções de configuração da internet mas tive algumas
dificuldades já que todas as alternativas que tentei requer a
instalação de alguns pacotes que são primordiais para o bom
funcionamento da internet e estes mesmos pacotes não estão contidos ba
imagem iso já que baixei a imagem Debian LXDE e XFCE e esta imagem iso
de cd não é a mais completa.Será que existe um "pacotão" que tenha
incluído os pacotes necessários para a configuração da internet
3G?Estou fazendo está pergunta pois eu não tenho como acessar internet
que não seja o meu aparelho de telefone celular e se este "pacotão"
existir seria bem mais fácil de fazer o download.
Desde já agradeço a todos.

Olá!

Primeiro de tudo, seu modem ou celular precisam ser reconhecidos pelo kernel, no caso uso um celular Nokia E66, quando espeto na USB ele cria um dispositivo serial /dev/ttyACM0, veja meu final do "dmesg":

[17527.540099] usb 2-1: new full speed USB device number 2 using uhci_hcd
[17527.719058] usb 2-1: New USB device found, idVendor=0421, idProduct=00b0
[17527.719063] usb 2-1: New USB device strings: Mfr=1, Product=2, SerialNumber=0
[17527.719066] usb 2-1: Product: Nokia E66
[17527.719068] usb 2-1: Manufacturer: Nokia
[17527.855504] NET: Registered protocol family 35
[17527.918833] cdc_acm 2-1:1.10: ttyACM0: USB ACM device
[17527.921203] cdc_acm 2-1:1.12: ttyACM1: USB ACM device
[17527.923146] usbcore: registered new interface driver cdc_acm
[17527.923149] cdc_acm: USB Abstract Control Model driver for USB modems and ISDN adapters
[17527.956747] usbcore: registered new interface driver cdc_phonet
[17528.022423] usbcore: registered new interface driver cdc_ether
[17528.080980] usbcore: registered new interface driver rndis_host
[17528.126555] usbcore: registered new interface driver rndis_wlan

Se o seu não for reconhecido por driver nenhum, tente fazer "modprobe cdc_acm" e depois "echo idVendor idProduct > /sys/bus/usb/drivers/cdc_acm/new_id", se reconhecer, vai aparecer o no final do "dmesg". Também vale o mesmo para o módulo do kernel usbserial, que cria /dev/ttyUSB0.

Reconhecido, pode usar o "pppd" para conectar ou o "wvdial", ambos em modo texto.

Em modo gráfico tem os discadores, kppp ou gnome-ppp, devem ter outros.

Se tiver o pacote netwok-manager em conjunto com o modemmanager, quando criada uma interface GSM o modemmanager criar uma entrada no D-Bus, o qual o netwok-manager fica monitorando e cria um meio de configurar o modem de forma fácil.

Uso o Gnome com que já instala os pacotes modemmanager, network-manager e network-manager-gnome (applet), onde este último cria um ícone na área de notificação e permite gerenciar os network-manager para qualquer rede, com fio, sem fio ou GSM, muito prático, simples e fácil.

O grande segredo está em definir a APN, que para o caso da Claro 3G linha de dados pós-pago e pré-pago (usa-se apenas no modem ou celular para navegar, não usado para falar), é "bandalarga.claro.com.br", já para linhas de voz (usa-se no celular para falar), seja pós-pago ou pré-pago, é "claro.com.br" ou "java.claro.com.br", dentre outras variações que funcionam. Para outras operadoras tem seus segredos também, procure na internet que tem de rodo isso.

No caso do network-manager, usando chip de dados escolhe-se "Claro 3G" e usando chip de voz escolhe-se "Claro Padrão" que ele configura a APN de boa.

Nos discadores, seja wvdial, kppp ou gnome-ppp, tem que introduzir a linha de inicialização (init):

AT+CGDCONT=1,"IP","bandalarga.claro.com.br"

        Exemplo para wvdial:

[Dialer Defaults]
Init1 = ATX3
Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2
Init3 = AT+CGDCONT=1,"IP","bandalarga.claro.com.br"
Modem Type = Analog Modem
Baud = 460800
New PPPD = yes
Modem = /dev/ttyACM0